Paraíso no sudeste: Ilha Grande-RJ


     

Praia do Caxadaço. Fonte: Google

    Hoje o assunto vai ser um pouquinho diferente dos temas a que vocês estão habituados a ver por aqui. Vamos falar de uma das coisas que eu mais amo nessa vida: praia!

                                                                   Fonte: Ilhagrande.org

     Pena que moro a mais de 500km de distância do mar, porque se não fosse por isso, tenho certeza que ia viver na praia! rs

      Há algum tempo fui para uma ilha, um paraíso não muito divulgado, aqui mesmo no sudeste. Chama-se Ilha Grande e fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, mais especificamente, pertence à cidade de Angra dos Reis.

                                                               Mapa da Ilha. Fonte: Google

      Você pode pegar um catamarã (maior e mais lento) ou flexboat (menor e mais rápido), saindo de Angra ou Mangaratiba, para chegar à ilha. Muito importante: não são permitidos carros particulares na ilha, portanto, se for de carro até alguma dessa cidades, será necessário deixá-los em algum estacionamento.

Flexboat.    Fonte: Google

Catamarã.    Fonte: Google

      Quando fui, fiquei hospedada na Vila do Abraão. Acredito que seja a parte da ilha com maior infra-estrutura. Em sua maioria, as hospedagens são pousadas - não espere um hotel 5 estrelas. Mas a que fiquei e as que vi são muito aconchegantes.

   Atenção: Ilha Grande é para quem ama a natureza, se você prefere atrações mais urbanas como shoppings, baladas, restaurantes badalados, você não vai gostar.

    Agora, se você prefere um passeio mais rústico, digamos assim, vai amar! Há praias paradisíacas, trilhas (desde as de baixa até alta complexidade) e cachoeiras. Sabe aquele lugar para você se reconectar à natureza e recarregar as energias? Estamos falando dele.

                                                       Praia do Caxadaço. Fonte: Ilhagrande.org

    Há várias agências de turismo na Ilha e você pode adquirir pacotes de lancha para conhecer metade da ilha, a ilha toda ou programar passeios específicos. 

   Recomendo que procurem pela "Lanchas Ilha Grande - LIG", na época, tinha o melhor preço e o passeio foi incrível. Se possível, peçam pelo Sr. João Luiz Ferraz. Ele fez a diferença no nosso passeio! 

      Ah, e não deixem de conhecer a praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais belas do país, com sua areia clara e mar azul-esverdeado.

                                                 Praia de Lopes Mendes. Fonte: Google

                                              Praia de Lopes Mendes. Fonte: Google

                                           Praia de Lopes Mendes. Fonte: Google

     Outras atrações imperdíveis são:

-Cachoeira da Feiticeira - possui um queda d'água de aproximadamente 15m, e você pode chegar até ela por meio de uma trilha a partir de Abraão, ou de barco, até a praia da Feiticeira. Para quem curte, é possível fazer rapel.

                                        Fonte: Google

- Arqueduto do Abraão - construído em 1893 pelos escravos, levava água do córrego do Abraão até o hospital. Junto à sua cabeceira há uma pedra em formato de sofá em que Dom Pedro II costumava descansar.

                                     Arqueduto. Fonte: Ilhagrande.org

- Ruínas do Lazareto - construído em 1871, servia como hospital de  quarentena. Em 1932, Getúlio Vargas mandou reativar o local, para servir como presídio. Posteriormente foi desativado. Suas ruínas podem ser visitadas gratuitamente.


   Ruínas do LazaretoFonte: Google.

   Só mais um detalhe importante para quem quer conhecer a Ilha: lá não existe banco ou caixa eletrônico. Aconselho levar dinheiro vivo, apesar de muitos lugares aceitarem cartões.

                                  Lagoa Azul. Fonte: Google.

    Concluindo: Ilha Grande é um paraíso ainda não muito famoso entre os brasileiros (porque entre os estrangeiros já é: quando fui, a maioria dos turistas eram gringos), mas suas belezas naturais não deixam a desejar. Vale a visita!

     Espero que tenham gostado!

P.S.: Para maiores informações, acesse: https://www.ilhagrande.com.br/

        

Comentários

EU INDICO

Postagens mais acessadas

O que ninguém te conta sobre o autobronzeador Skelt

Dica Rápida: seu cinto está grande e fica sobrando no passador?

RESENHA: NOVO BB CREAM L'OREAL PARA PELES OLEOSAS - EFEITO MATTE - E COMPARAÇÃO COM A VERSÃO TRADICIONAL