Guia de pincéis para iniciantes na maquiagem: corretivo, blush, contorno, iluminador e pó


     Olá pessoal, tudo bem?

     Na semana passada fiz um post falando sobre os pincéis ideais para plicação de base (clique AQUI para ver). Agora, vamos saber mais sobre essas ferramentas para fazer uma pele perfeita.

  CORRETIVO:

Fonte: http://www.mulher.com.br/10255/como-aplicar-corretivo-tecnica-do-triangulo-garante-camuflagem-perfeita-das-olheiras-aprenda

     Claro que você pode aplicar o corretivo com os dedos, mas os pincéis, além de não deixar os dedos melecados e você não correr o risco de sujar a roupa por causa disso, dão um acabamento melhor à maquiagem. Os mais comuns para aplicação de corretivo são o kabuki reto mini, o kabuki cônico e o língua de gato (que vocês já viram que serve também para aplicar a base, mas acreditem, é multi-função).


     O meu preferido é o kabuki cônico, esse pincel meio pontudo e de cerdas firmes. Ele encaixa perfeitamente nos cantinhos dos olhos e com batidinhas, a aplicação do corretivo fica muito fácil.



     Já o língua de gato ajuda a espalhar bem o corretivo, sendo ideal para aqueles corretivos muito densos, uma vez que evita aquele aspecto de reboco no rosto e o craquelamento. Mas confesso que quando o meu pincel kabuki cônico está sujinho, eu uso o língua de gato para aplicar o corretivo, mesmo que seja um corretivo levinho.


    Agora, se você não tem muitas olheiras e não precisa de muita cobertura, vale investir no pincel kabuki reto tamanho mini. Observem que ele é igual ao kabuki utilizado para aplicar a base, só que em tamanho bem menor e menos denso. O acabamento que esse pincel dá é bem leve, portanto não espere uma cobertura alta com ele.


CONTORNO:

 Sabem aquele efeito da maquiagem usado para dar uma afinada no rosto, no nariz e até para diminuir visualmente um pouco a testa? Prazer, esse é o contorno. 


   O pincel chanfrado é o meu favorito, pois ao mesmo tempo que faz a marcação do contorno com perfeição, também é ótimo para deixar tudo bem esfumadinho. 


     Já o pincel abaixo, é bem parecido com um pincel de blush, só que mais gordinho. Acho ele mais funcional para esfumar o contorno, mas nem tanto para aplicá-lo, pois não tem muita precisão. 


 Uma dica boa para fazer o contorno do nariz, é dar uma apertadinha nas cerdas do pincel, deixando ele mais fininho e assim, do tamanho ideal para contornar o nariz. Ou ainda, utilizar uma pincel de olhos, do tipo esfumador, assim você tem mais controle de onde está aplicando o produto.

    Ainda no quesito contorno, o pincel Flat é a grande novidade:

     Ele é perfeito para fazer as marcações do contorno (as partes mais escuras das fotos abaixo). Não tenho esse pincel ainda, mas acredito que não seja muito adequado para esfumar, o que faz com que eu precise de dois pincéis de contorno, um para marcar e outro para esfumar (por isso prefiro o modelo chanfrado, que já marca e esfuma).

Fonte: https://poisemiga.wordpress.com/category/contorno/

BLUSH:

Fonte: http://todaperfeita.com.br/dicas-para-usar-o-blush-de-acordo-com-o-formato-do-rosto/

     Esse é o pincel de blush mais tradicional, e também o que mais uso:


     Ele é mais estreito que o de contorno mostrado anteriormente (aquele também serve para aplicar blush, se você quiser), assim acaba depositando mais produto, portanto, vá com calma na hora de pegar o blush. 


     Com ele, você consegue depositar o blush direitinho nas maçãs do rosto e ao mesmo tempo, esfumar, para não deixar aquele efeito "Filó." Olhem só como ele é mais fino que o de contorno:


ILUMINADOR:

Fonte: http://www.blogmipires.com/maquiagem-como-aplicar-de-maneira-correta-o-iluminador/

     Nenhum dos pincéis abaixo surgiu com o fim específico de ser utilizado com o iluminador, mas são normalmente utilizados para tal: o pincel vassourinha e o pincel (mais uma vez!) língua de gato.


    O pincel vassourinha tem originalmente a função de "varrer": varrer qualquer resquício de sombra que tenha caído na pele após fazer os olhos, ou ainda varrer o excesso de pó. Acontece que ele é perfeito para o iluminador, pois deixa um iluminado sem marcações e bastante natural. 



    O língua da gato, por sua vez, deixa o iluminador mais concentrado (perfeito para quem adora aquele efeito "pá", mega iluminado!). Não há muita regra aqui, qualquer pincel menorzinho pode ser usado para o iluminador. Falarei mais sobre a versatilidade dos pincéis em outro post, aguardem.


PÓ:

     Para concluir, temos os pincéis de pó. Os mais comuns são os bem gordões:


     O da Macrilan é o que mais utilizo. Ele é bem fofão, mas ao mesmo tempo confere precisão na hora da aplicação. 


     O da foto abaixo é o pincel de pó da Quem disse, Berenice?. Gosto de usá-lo quando quero uma pele mais leve, sem tanto pó, pois ele é ainda mais fofo que o da Macrilan e possui cerdas extremamente macias, e por isso, acaba espalhando muito o pó.


     E aí, quais são seus pincéis favoritos? Em breve farei um post sobre os pincéis ideias para os olhos e também sobre como montar um kit básico de maquiagem.

     Espero que tenham gostado! Beijos e até mais.

Comentários

EU INDICO

Postagens mais acessadas

O que ninguém te conta sobre o autobronzeador Skelt

Dica Rápida: seu cinto está grande e fica sobrando no passador?

Adesivo japonês para pálpebras caídas